8 de dez. de 2007

Beautiful boxer


Beautiful Boxer é baseado na história real do transexual Parinya Charoenphol, conhecido na Tailândia como Nong Toom. Acreditando ser uma mulher aprisionada em um corpo masculino desde a infância, ele decide aprender e dominar o mais viril dos esportes do seu país, a luta marcial muay thai, também conhecida como boxe tailandês. Seu objetivo é disputar o torneio nacional, tornar-se campeão e assim viabilizar o sonho de uma cirurgia para troca de sexo. Primeiro longa-metragem do premiado diretor teatral Ekatchai Uekrongtham, de 42 anos, o filme participou da seleção do Festival de Berlim 2004 e levou o prêmio Supannahongsa (considerado o Oscar tailandês) de melhor ator (Asanee Suwan).

The walker


The Walker (O Acompanhante) de Paul Schrader - Woody Harrelson faz o tal walker do título, um acompanhante de luxo de esposas da alta sociedade, ele mesmo filho de um figurão já falecido. Gay, é tratado com desprezo pelos amigos do pai e mantém uma roda de mulheres com as quais mantém uma vida social intensa. Kristin Scott Thomas é uma de suas amigas e acaba envolvendo o moço no assassinato de seu amante. Então que o inocente bon vivant descobre que na hora do vamos ver nem todos são seus amigos. O filme ainda conta com muitos nomes de peso como Lauren Bacall, Moritz Bleibtreu, Lily Tomlin e Willem Dafoe.

Normal


Em Earlville, uma cidade do centro-oeste, Irma (Jessica Lange) e Roy Applewood (Tom Wilkinson) estão comemorando 25 anos de casados. Roy revela para Irma e o reverendo Dale Muncie (Randall Arney) que é uma mulher no corpo de um homem e isto está sendo intolerável, assim pretende fazer uma operação para mudança de sexo. Ele passa a usar cada vez mais adereços femininos, com esta atitude sendo vista com intolerância e repúdio pelos colegas de trabalho e membros da sua igreja. Apesar do choque inicial, Irma tenta entendê-lo e apoiá-lo nesta trajetória, que o faz se tornar "Ruth".

Mil nubes de paz cercan el cielo, amor, jamás acabarás de ser amor


Gerardo, um rapaz de 17 anos, e Bruno acabam de romper o relacionamento. Atormentado, Gerardo erra pelas ruas da Cidade do México e cada homem que vê desperta a lembrança do amante. Ele quer conservar alguma coisa deste amor, mas é como tentar se apropriar das nuvens que desaparecem no céu. A única consolação é uma carta, mas Gerardo não compreende que ela não lhe diz respeito. Sua dor o torna insensível à realidade: ele só consegue ver nos outros o reflexo de seu ego mortificado e acaba se fechando na solidão.

Go west


Nos anos noventa, a Iugoslávia conhece o colapso numa guerra sangrenta. Milan, um estudante sérvio oriundo de uma comunidade patriarcal, e Kenan, um violoncelista muçulmano, são um casal gay que habita na capital bósnia, Sarajevo. As suas vidas, pública e privada, são abaladas pelo ataque à Bósnia Herzegovina, cujas consequências devastadoras enaltecem ódios interétnicos. Sitiados em Sarajevo durante o ataque das forças sérvias, os dois amantes conseguem fugir e refugiar-se na aldeia de Milan, na expectativa de que Ljubo, o pai de Milan, os consiga exilar na Holanda. Testemunhando a brutalidade das forças sérvias e o seu ódio aos muçulmanos, num ato de desespero Milan resolve improvisar uma solução: convence Kenan a disfarçar-se de mulher, apresentando-o como a sua namorada Milena. Milan é então chamado para o exército e a situação torna-se insuportável para Kenan. Renka, uma empregada do café do pai de Milan, uma mulher cujo segredo obscuro aterroriza toda a aldeia, torna-se na única - perversa - amiga de Milena, acabando por desvendar o seu segredo.