15 de mar. de 2010

An englishman in New York


Após escrever um livro de memórias em 1968, o escritor inglês Quentin Crisp foi propulsado à fama. Sua celebração da homossexualidade, o exibicionismo desafiador e o inconformismo o transformaram num ícone. Em 1981, aos 72 anos, vai morar em Nova York. Logo torna-se popular no círculo gay nova-iorquino. No entanto, o período de adulação é curto. Com a ascensão da AIDS, seus comentários incisivos e sarcásticos provocam uma enorme polêmica e atraem diversos inimigos.

Einaym pkuhot / Eyes wide open

Em um bairro ultra-ortodoxo de Jerusalém, de nome Meah Shearim,
vive Aaron Fleishman (Zohar Strauss), pai de quatro filhos e
administrador do negócio da família, um açougue kosher, herdado depois da morte de seu pai. O mundo observador das regras de Aaron se transforma completamente com a chegada do jovem estudante Ezri (o belo galã da TV Ran Danker). Ambos começam a passar tempo juntos, e por períodos cada vez maiores, levando Aaron a ser imediatamente discriminado em sua comunidade.
Confrontado pelo rabi Vaisben (Tzahi Grad ), Aaron declara que se sentia morto antes de conhecer Ezri. Mas a reação forte e violenta de moradores locais força o jovem a tomar uma decisão.
O roteiro de Merav Doster explora com sinceridade os impasses de
comportamento dos personagens e trata com elegância e intensa
sensualidade o momento em que a paixão entre os dois finalmente se consuma.

Chuecatown

Esta é a história de Victor, que trabalha numa agência imobiliária no conhecido bairro madrileno Chueca. Ele esconde um terrível segredo: consegue disponibilizar apartamentos para venda matando as proprietárias idosas que alí vivem. Depois, remodela e decora os apartamentos para vendê-los a casais gay com grande poder de compra. O seu objetivo final é transformar Chueca numa espécie de Soho londrina. A vítima mais recente de Victor surge no apartamento ao lado do de um casal gay, Ray e Leo. Ray herdou o apartamento da vítima e oferece-o de presente a Antônia, sua mãe. Antônia está sempre se metendo na sua relação com Leo, que a despreza. A Inspectora Mila, uma mulher excêntrica com muitas fobias, e o seu filho Luís estão investigando o assassinato, enquanto Victor seduz Leo de forma a ganhar acesso ao apartamento para poder matar Antônia.

Permanent residence


Ivan é um homossexual, que está obcecado com a morte e não acredita que vai viver para comemorar seu 30º aniversário. Encontra um outro rapaz e se apaixona por ele, mas sua relação é muito difícil porque o homem que ama é hetero.

Itsuka no kimie

Tudo começa com um salvamento. Noboru salva Hayase de morrer afogado e tenta reanimá-lo através da respiração boca-a-boca. Isto causa confusão em Hayase, que começa a pensar sobre os seus sentimentos.

No entanto, tudo piora quando, ao mesmo tempo, Hayase conhece Ryu, o irmão gémeo de Noboru . Ambos os irmãos são bastante diferentes e, enquanto Noboru é um calmo e tímido estudante de fotografia, Ryu é enérgico e extrovertido. Que problemas isto trará?

Pink Narcissus


O fascinante mundo de fantasia de um jovem homossexual, admirador da música e da moda e amante do requinte e da perfeição. A rodagem começou em Super 8 e durou 7 anos antes da transcrição para 35mm. O director James Bidgood, que passou 10 anos como anónimo, de tão ousado para a época, não poupou detalhes do imaginário erótico de um adolescente incontido no terreno da fantasia e imprimiu em sua obra, em momentos críticos, uma linguagem poética, vibrante e de incrível beleza. Original de 1960, rapidamente tornou-se um marco do cinema gay na década de 70. Músicas e cores vibrantes, nus masculinos delirantes, as veias do personagem de Bobby Kendall pulsam alucinadamente durante sua viagem erótica em corpos de homens dominadores, másculos, gladiadores, árabes e cowboys. Obcecado pela juventude eterna, o personagem de Narcissus explora todos os arquétipos do jovem gay e seus mais viscerais desejos. Passando do extravagante pelo épico ao underground, a mistura de estilos serve para ilustrar com bastante precisão o encantamento pelo nu masculino e sua carga de homo erotismo que imperam no universo homossexual

Wet hot american summer

É o último dia do campo de férias e a diretora do Campo, Beth, está tentando manter a ordem quando se apaixona pelo astrofísico Henry; Henry espera que o Campo não seja atingido por um fragmento do SKYLAB que está prestes a entrar na atmosfera terrestre; Coop, o conselheiro do Campo, está perdido de amores por Katie, que por sua vez está caidínha pelo nadador salvador Andy. Wet hot american summer é uma autêntica maratona de riso, cheio de meninas bonitas, jovens rebeldes, rapazes atrevidos... e de situações muito embaraçosas.s.

Trage liefde


Felix está se preparando para uma longa viagem, mas deve primeiro cuidar de alguns assuntos inacabados. O belo rapaz nunca conheceu seu pai, Johan, que dirige um "jazz" café. Mas quando Felix visita o café de seu pai, acontece uma atração perigosa. É um drama sensível e provocador sobre o amor e a saudade.

Süt

Recentemente formado na faculdade, Yusuf está incerto sobre o seu futuro na pequena cidade onde vive. Escrever poesia é sua grande paixão e alguns de seus poemas são publicados em obscuros jornais literários. Mas por enquanto ele continua trabalhando na leiteria de sua viúva mãe, Zehra. Ainda jovem e bonita, ela centra sua atenção apenas no filho, mas está prestes a começar uma relação com o chefe da estação de trem. O jovem conseguirá lidar com as mudanças em sua pacífica existência? Poderá sobreviver da poesia e do trabalho ao lado de sua mãe ou deverá se mudar para a cidade grande e trabalhar em uma das muitas fábricas que ameaçam a paisagem intocada?

A toute vitesse

Jimmy vive na nostalgia de sua infância no campo. Do tipo arrebatado e desorganizado, ele leva a vida no improviso e sem se preocupar com o amanhã. Julie vive no conforto do lar da família. Cheia da vida, ela considera sua juventude como um estado de graça. Seu amigo, Quentin, filho de operário, consegue publicar um livro que o torna famoso; ele aproveita a celebridade para reivindicar seu lugar na sociedade. Quentin e Jimmy são muito amigos, até o dia em que Quentin conhece Samir…
O encontro, tendo por pano de fundo a crise social, será uma revelação para cada um dos personagens...

As filhas da Chiquita

Há 28 anos, no segundo domingo de outubro, a bicentenária procissão do Círio de Nazaré – maior romaria católica do Brasil e uma das maiores do mundo – é obrigada a conviver com a Festa da Chiquita, o mais tradicional encontro gay da Amazônia que, contra tudo e contra todos, ocorre no mesmo dia, na mesma hora e na mesma rua. São dois milhões de católicos fervorosos de um lado e alguns milhares de homossexuais do outro. Em 2004, o IPHAN incluiu a Festa da Chiquita no processo de tombamento do Círio como patrimônio imaterial da humanidade, dando início a uma grande polêmica: afinal, a festa da Chiquita faz parte do Círio?